presentes para casamento

Lista de presentes para casamento

Quando pensamos em preparativos de casamento, a primeira coisa que vem à mente é a escolha do vestido, da decoração, o sabor do bolo, não é mesmo? Mas a lista de presentes para casamento é de extrema importância, além de ser super divertida de montar.

É preciso que os noivos escolham os presentes da lista com cuidado, afinal, aqueles itens ajudarão a mobiliar, decorar e equipar a nova residência do casal.

E para ajudar noivos na missão de criar a lista de presentes e convidados a escolher como presentear, elaboramos um pequeno checklist. Confira no decorrer da leitura!

Como organizar a lista de presentes para casamento?

Antes de mais nada, é preciso analisar as preferências e necessidades do casal, bem como ter em mente as dimensões dos cômodos da casa.

Assim, é importante que tanto o noivo quanto a noiva participem do processo, afinal, os presentes serão para uso dos dois. Também é preciso que o casal tente prever se haverá mudança de casa ou reformas.

O segundo passo é verificar o que ainda falta do enxoval. É importante deixar isso claro, porque na empolgação, é comum que os casais deem preferência a itens que desejem, deixando de lado o que é realmente necessário.

Dessa forma, o casal precisa identificar o que é importante ou não para a lista: procurem sempre prezar por funcionalidade, para que os dois possam usufruir dos presentes que ganharem.

É preciso abrir mão da empolgação, para que não acabem incluindo na lista inutilidades e, para isso, é importante imaginar a situação em que determinado objeto será utilizado.

Outra característica importante da lista é a variedade de preços. Prepare uma lista com preços variados, contendo presentes mais simples e baratos, até os mais caros. Dessa maneira, os convidados poderão comprar um presente que esteja dentro de suas condições financeiras.

Um assunto delicado: entregar a lista de presentes aos convidados

Algumas pessoas consideram desagradável mencionar a lista de presentes e até inclui-la no convite de casamento. Cabe aos noivos a decisão.

Uma ideia é confeccionar um mini card com a URL do site dos noivos ou do lugar em que está a lista de presentes, e anexe dos convites de casamento. Algo discreto, mas legível.

Outra ideia é colocar a URL no rodapé do convite, onde costuma ficar o site dos noivos. Fica bem discreto.

Lista indispensável para presentes de casamento

Após as dicas de como montar a lista de presentes para casamento e como divulgá-la aos convidados de maneira elegante, vamos à lista propriamente dita.

Vocês podem adaptá-la de acordo com a decisão tomada em conjunto, é claro. Separamos as ideias por cômodo, para facilitar a visualização dos itens.

Vamos à lista?

presentes para casamento 2
Conjunto de jarras e copos, disponível na loja Fina Estampa

Sala e quarto do casal

Vale a pena priorizar artigos de cama e banho, móveis, objetos decorativos e eletrônicos. Procurem ser específicos, para não correrem o risco de receberem presentes de estilos diferentes do que esperavam.

  1. Televisão
  2. Luminária
  3. Tapetes
  4. Vasos
  5. Jogos de cama
  6. Cobertores e edredons
  7. Jogos de banho
  8. Objetos decorativos (esculturas, aparadores de livros, etc)
  9. Relógio de parede

Cozinha/lavanderia

Apesar de a tentação de escolher muitos itens ser grande, tente focar no necessário. Por isso, prefira listar os utensílios domésticos mais essenciais. São eles:

  1. Faqueiro
  2. Bandejas
  3. Balde de gelo
  4. Aparelho de jantar
  5. Jogo de café ou sobremesas
  6. Jogo de panelas
  7. Jogo de copos/taças
  8. Liquidificador
  9. Micro-ondas
  10. Aspirador de pó
  11. Ferro de passar roupas
presentes para casamento 1
Relógio casinha, disponível na loja Fina Estampa

Assim, a lista acima é apenas um guia, que pode e deve ser alterado de acordo com as preferências e o perfil do casal, da festa e dos convidados.

Para mais informações sobre o incrível mundo dos presentes criativos e objetos decorativos exclusivos, acompanhe as redes sociais e o site da loja Fina Estampa!